Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

  • R:I 68 «As presidências portuguesas do Conselho da União Europeia» | R:I 68 «The Portuguese presidencies of the Council of the European Union»
  • PPEACE – Políticas Públicas e Acolhimento de Cidadãos Estrangeiro | PPEACE - Public Policies and Reception of Foreign Citizens
  • Working Paper N.º 62 «Literacia do Oceano: Dos Princípios à Década da Ciência do Oceano»
  • Programa Mapa Mundo - Parceria IPRI-NOVA / TSF
  • A revista R:I encontra-se disponível para consulta on-line | R:I Journal now available on-line
Revista de Imprensa Internacional

Conflito de Nagorno-Karabakh

A Arménia e o Azerbaijão acordaram uma trégua, negociada com a Rússia, para a paz na região de Nagorno-Karabakh, procurando acabar com a escalada de violência numa região cuja soberania é contestada há décadas pelos dois países. O acordo está a provocar uma crise política na Arménia e reflete a provável vitória militar do Azerbaijão que irá manter soberania sobre os territórios conquistados e recuperar as províncias controladas pela Arménia na fronteira com Nagorno-Karabakh.

Putin e a Reforma Constitucional na Rússia

A 15 de Janeiro, durante o Discurso à Nação, Vladimir Putin anunciou uma reforma constitucional que dará mais poderes ao Parlamento e promoverá o Conselho de Estado de órgão consultivo a órgão Constitucional. O governo de Dmitry Medvedev apresentou de imediato a sua demissão e o presidente da autoridade Fiscal, Michail Mishustin, foi nomeado Primeiro Ministro. A menção, durante o discurso, ao fim da a limitação “a dois mandatos consecutivos” na Presidência lançou o debate sobre o futuro político do Presidente russo.

Tensão Estados Unidos - Irão

A morte do General Soleimani, comandante da unidade Quds dos Guardas da Revolução do Irão, por ordem do Presidente americano, aumentou o nível de tensão entre os dois países e em todo o Médio Oriente. Como retaliação o Irão anunciou que iria abandonar os limites ao enriquecimento de urânio e lançou uma bateria de misseis contra bases americanas no Iraque. Por outro lado, receando um novo conflito em território nacional, o Parlamento iraquiano pediu a todas as forças estrangeiras para abandonarem o país.



Working Papers

Working Paper n.º 62/2020
«Literacia do Oceano: Dos Princípios à Década da Ciência do Oceano»
Raquel L. Costa, Bernardo Mata, Patrícia Conceição e Fernanda Silva, Direção-Geral de Política do Mar

Working Paper n.º 61/2020
«Trends and Challenges in the Social Protection of Self-Employed Workers in Portugal: The Slow Erosion of Dualisation (1990-2020)»

Rui Branco, NOVA University of Lisbon & IPRI-NOVADaniel Cardoso, Autonomous University of Lisbon & Observare/UAL

Working Paper n.º 60/2020
As Bases Sociais dos Partidos Portugueses
João Cancela, IPRI-NOVA, & Pedro C. Magalhães, ICS-ULisboa



IPRI nos Media

Seis lições para uma intervenção internacional em Cabo Delgado
Alexandra Magnólia Dias
Diário de Notícias, 16 | abril | 2021

E se a Guerra Fria tiver sido uma guerra de transição de poder?
Diana Soller
Observador, 16 | abril | 2021

Putin ao ataque
Madalena Meyer Resende
Observador, 16 | abril | 2021



Agenda

Edição Prémio de Ensaio «25 de Abril»
As candidaturas à 6ª edição do Prémio de Ensaio «25 de Abril» já se encontram abertas. A data de entrega dos trabalhos é até 11 de setembro de 2020.

Programa «Mapa Mundo»
Todas as terças-feiras, pelas 13h20, um investigador do IPRI-NOVA conversa com Ricardo Alexandre sobre os principais acontecimentos internacionais no programa de rádio «Mapa Mundo», uma parceria entre a TSF e o IPRI-NOVA.

fct        fcsh        edp       

edp        edp        ribei