Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

Lançamento
Portugal na Era dos Homens Fortes
22 | setembro | 2020
Jardim da Biblioteca Palácio Galveias, Lisboa



Este evento foi temporariamente cancelado devido às restrições impostas na Área Metropolitana de Lisboa.

É apresentado ao público no dia 22 de setembro, às 18h30, o novo livro de Bernardo Pires de Lima «Portugal na Era dos Homens Fortes», publicado com a editora Tinta-da-China. O evento decorre no Jardim da Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa. Os lugares sentados estarão limitados à lotação do espaço e é obrigatória a utilização de máscara.

A apresentação estará a cargo do Exmo. Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Este ensaio procura tirar uma fotografia panorâmica ao momento político que vivemos e encontrar um posicionamento para Portugal que maximize os seus atributos de pequeno Estado numa globalização competitiva e o preserve como democracia liberal madura no meio do alastramento populista e autoritário que nos rodeia.

É analítico, opinativo e defende convictamente um modelo de sociedade aberta e de país cosmopolita. Recusa acomodar uma ideia de declínio inexorável das democracias e de ascensão fatal dos nacionalismos. Reconhece o momento‑fronteira que atravessamos e as evidentes tentações partidárias por correntes radicais, à direita e à esquerda. Recusa‑as frontalmente, favorecendo uma proposta moderada em prol de uma social‑democracia contemporânea. Mas, para que ela saia vencedora, é preciso dizer «presente», defendê‑la sem hesitações, quer em Portugal quer nas suas redes de alinhamentos externos. Porque toda a política é internacional.

O livro estará nas bancas a 18 de setembro mas já se encontra em pré-venda no website editora.

textfile5red Convite

fct        fcsh        edp       

edp        edp        ribei