Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

Concurso
Bolsa de Investigação (BI)
07 - 20 | abril | 2021
IPRI-NOVA



Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do Projeto de Investigação “Os Grupos de Interesse no Sistema Político Português" com a referência “GRIP” financiado por fundos nacionais através da Fundação Francisco Manuel dos Santos, nas seguintes condições:

I - Áreas científica

Ciência Política

II - Requisitos de admissão:

- Ter obtido a Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais até à data da submissão da candidatura;

- Estar inscrito num ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre;

- Experiência prévia de investigação nas áreas de grupos de interesse, seja através de projetos, comunicações e/ou publicações;

- Domínio falado e escrito das línguas portuguesa e inglesa

III - Plano de trabalhos: 1) Análise de dados relativa à visibilidade dos grupos de interesse na imprensa (Expresso, Público e Diário de Notícias) entre 1976 e 2019. O objetivo final é a redação de um texto que examine os dados já recolhidos. 2) Apoio à recolha e análise de dados sobre o papel dos grupos de interesse no parlamento, considerando os debates parlamentares realizados no período democrático. 3) Apoio ao planeamento e à realização de um workshop onde serão apresentados os principais resultados do projeto.

IV - Legislação e regulamentação aplicável (regime de atividade): Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf) - em vigor.

V - Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações da Unidade de Investigação IPRI (Instituto Português de Relações Internacionais) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, no Colégio Almada Negreiros (CAN), Campus de Campolide, Lisboa e noutros locais necessários ao desenvolvimento das atividades de investigação em território português, sob a orientação científica do Prof. Marco Lisi.

VI - Duração da Bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Maio de 2021.

VII - Condições financeiras da bolsa (remuneração): O montante da bolsa corresponde a 835,98 EUR, pago mensalmente e por transferência bancária, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país. A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária. O desempenho das funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação. A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.). Ao valor de cada bolsa acresce o seguro social voluntário (SSV) correspondente, bem como o seguro de acidentes pessoais.

VIII - Critérios de Avaliação:

i. Avaliação curricular (80%);

ii. Carta de motivação (20%)

IX - Métodos de Avaliação:

O júri reserva-se o direito de realizar entrevistas para esclarecer aspetos da candidatura nos casos em que julgue necessário.

X - Composição do Júri de Seleção:

- Marco Lisi (Presidente do Júri);

- Rui Branco (Vogal efetivo);

- João Cancela (Vogal efetivo);

- Catherine Moury (Vogal suplente).

XI - Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, por nota final obtida ou outra, afixada em local visível e público da Unidade de Investigação [Instituto Português de Relações Internacionais], sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email, de acordo com o artigo 12º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.

XII - Prazo e formalização da candidatura:

O concurso encontra-se aberto no período de 07 a 20 de abril de 2021. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
1. Carta de motivação (máximo 500 palavras), indicando em que medida o perfil do/a candidato/a poderá trazer contributos acrescidos ao projeto;
2. Curriculum Vitae detalhado contendo todos dados de identificação do candidato;
3. Comprovativo da inscrição em curso de 2º ciclo (Mestrado);
4. Outros documentos considerados relevantes para a candidatura.

No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionada/o.

Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com a referência GRIP2021.

fct        fcsh        edp       

edp        edp        ribei