Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

Chamada de artigos
As Dimensões Externas da Segurança Interna
30 | Agosto | 2013


CHAMADA DE ARTIGOS

Revista Relações Internacionais, nº 40 | Dezembro 2013

Número Especial «As Dimensões Externas da Segurança Interna»

Coordenadores do volume: Ana Paula Brandão e Helena Carrapiço

Está aberta até 30 de Agosto de 2013 a chamada de artigos para o número especial da revista Relações Internacionais subordinado ao tema «As Dimensões Externas da Segurança Interna».

O número temático visa analisar as narrativas e as práticas da segurança interna, nas suas conexões interno/externo. A complexificação de riscos e ameaças têm questionado as conceptualizações, políticas e orgânicas assentes numa separação rígida entre segurança interna e segurança externa. Em resposta aos desafios transnacionais, o ator estadual tem diversificado a palete de mecanismos cooperativos: cooperação interestadual institucionalizada; regimes de segurança; cooperação entre atores estaduais e atores privados; redes de relações transgovernamentais. Neste contexto, merece destacar a tendência para a externalização da segurança interna designadamente no que respeita à natureza transnacional de atividades criminosas, à explicitação de objetivos de segurança interna nas políticas externas, aos mecanismos cooperativos interestaduais e transgovernamentais no domínio da segurança interna e às missões internacionais de polícia em situações de pós-conflito.

Serão bem acolhidas propostas de texto inovadoras no plano teórico e/ou empírico, com as seguintes características:

- estudos de caso regionais ou nacionais sobre o nexo entre as dimensões interna e externa da segurança;

- estudos de caso temáticos sobre a externalização da segurança interna na área da cooperação policial, gestão de fronteiras, controlo de fluxos migratórios, combate à criminalidade organizada e ao terrorismo;

- estudos de caso institucionais que analisem os atores envolvidos nos processos de externalização da segurança interna;

- estudos que tenham como objetivo contribuir para a teorização da relação entre segurança interna e segurança externa.

Os artigos deverão ser enviado para o enderenço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. As organizadoras deste número especial, Ana Paula Brandão e Helena Carrapiço, podem ser contactadas através dos seguintes endereços de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Relações Internacionais é uma revista trimestral de política externa e assuntos internacionais editada pelo Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, indexada na CSA PAIS, IBSS, IPSA, LATINDEX, SciELO e EBSCO. A revista opera em processo de blind referee. Cada trabalho submetido será avaliado de acordo com a qualidade académica, inovação teórica e/ou empírica e adequação à temática deste número especial da revista.

As regras editoriais para a submissão eletrónica de artigos originais estão disponíveis aqui.

A notificação das decisões de aceitação dos trabalhos será comunicada, via e-mail, em Outubro de 2013. Esta edição da revista Relações Internacionais será publicada no mês de Dezembro de 2013.

 

 

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobranco
RIBEI logobrancofundacaomillenium logobrancoEDP logobranco