Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

1 Forum PT DE


No passado dia 10 de Novembro decorreu a IV edição do Fórum Portugal-Alemanha. Tendo como um dos seus objectivos facilitar o diálogo entre os dois países acerca dos problemas económicos e sociais e encontrar respostas comuns para a sua solução que favoreçam também a integração europeia, a iniciativa deste ano centrou-se nas questões da criação de crescimento e emprego bem como na procura de uma União Europeia de Segurança, tendo em conta os actuais desafios internos e externos. A acrescentar, debateu-se igualmente as relações Europa-África para o século XXI e a situação da Europa face à crise de refugiados e o referendo britânico.

O Fórum, uma iniciativa da sociedade civil organizada pelo Intituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA), pela Fundação Calouste Gulbenkian e o Intitut für Europäiche Politik (IEP) de Berlim, contou com a presença da Secretária de Estado da Economia e Energia alemã, Dra. Brigitte Zypries, e do Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Dr. Augusto Santos Silva, além de um conjunto de personalidades e especialistas de renome dos dois países.

Durante a sessão de abertura, o Director do IPRI-NOVA, Prof. Doutor Nuno Severiano Teixeira, traçou uma linha de continuidade entre a I e IV edição, e ainda, os desafios futuros de Portugal e da UE. Leia a comunicação completa aqui.

 

2 Forum PT DE

Comunicação do Director do IPRI-NOVA

 

3 Forum PT DE

1º Painel - DESAFIOS NA SEGURANÇA INTERNA E EXTERNA e a procura de uma União Europeia de Segurança

 

4 Forum PT DE

2º Painel - RELAÇÕES EUROPA-ÁFRICA: Perspectivas para o século XXI

 

5 Forum PT DE

3º Painel - A EUROPA NUMA ENCRUZILHADA: Desafios e Respostas

 

Fotos: Intitut für Europäiche Politik

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

 

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobranco
RIBEI logobrancofundacaomillenium logobrancoEDP logobranco