Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

Concurso
Bolsa de Investigação (BI) - Licenciado
29 | Abril | 2016 - 12 | Maio | 2016
IPRI-UNL

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação (BI) para licenciado, no âmbito do projeto SIM4SECURITY - Modelo Prospetivo e de Análise Espacial aplicado à Segurança Pública, no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) com a referência (PTDC/ATP-DEM/1538/2014), com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020, nas seguintes condições:

Áreas científicas (por ordem de preferência):
a. Relações Internacionais
b. Ciência Política
c. Ciências Policiais ou Militares

Requisitos de admissão: Licenciado/a em áreas relacionadas com relações internacionais, ciência política, ciências policiais ou militares, com média superior ou igual a 14 valores.

Outros Requisitos: Frequência de estudos pós-graduados numa das áreas acima indicadas, em especial na área dos estudos de segurança e políticas públicas, experiência e/ou capacidade para desenvolver e recolher informação e realizar pesquisa documental, capacidade de estruturação, síntese e qualidade da escrita, bons conhecimentos de inglês falado e escrito.

Plano de trabalhos: pretende-se que o bolseiro selecionado seja responsável pela recolha e revisão da literatura relacionada com o ambiente de segurança, nomeadamente no relativo à relação entre distribuição populacional e de forças de segurança; efetue a recolha de dados demográficos e socioeconómicos sobre a população portuguesa, que servirão de base ao exercício prospetivo, bem como a análise dos cenários; colabore na organização do Workshop inicial do projeto, bem como do Seminário final. Colabore na manutenção de conteúdos no Portal onde os membros da equipa de Projeto irão disponibilizar outputs no âmbito do Projeto. Todas estas atividades serão coordenadas pela Professora Doutora Teresa Rodrigues (IPRI/FCSH-UNL), em ligação com os diferentes responsáveis pelas distintas Tarefas compreendidas no Projeto.

No final, cada bolseiro deverá elaborar individualmente um relatório final, em colaboração com o orientador, explicitando as metodologias e os resultados alcançados. O relatório deve ser entregue em suporte digital e em papel e deve integrar o sistema de informação desenvolvido no âmbito do projeto. A avaliação do relatório atenderá à descrição das atividades desenvolvidas pelo bolseiro e o relatório poderá estar enquadrado na preparação de uma tese de mestrado se isso for do interesse de ambas as partes.

Legislação e regulamentação aplicável (regime de atividade): a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor. www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do Instituto Português de Relações Internacionais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA), em Lisboa, sob a orientação científica da Professora Doutora Teresa Maria Ferreira Rodrigues.

Duração da Bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em junho de 2016. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovável.

Condições financeiras da bolsa (remuneração): O montante da bolsa corresponde a 745 € mensais, pago mensalmente e por transferência bancária, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Ao valor de cada bolsa acresce o seguro social voluntário (SSV) correspondente, bem como o seguro de acidentes pessoais.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
Avaliação curricular (60%):
i. Média e relevância de Licenciatura (25%);
ii. Características e/ou Experiência profissional e sua relevância para execução das atividades propostas (35%).
Entrevista (40%).

Composição do Júri de Seleção:
Teresa Ferreira Rodrigues (Presidente do Júri);
Marco Painho (Vogal efetivo);
André Inácio (Vogal efetivo);
Maria Dalila Araújo (Vogal efetivo).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em http://www.ipri.pt , sendo o (a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e formas de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto pelo período de 10 dias, no intervalo decorrente entre os dias 29 de abril a 12 de maio de 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura (máximo 500 palavras) acompanhada dos seguintes documentos:
- Fotocópia do cartão de cidadão (bilhete de identidade e cartão de contribuinte quando aplicável);
- Curriculum vitae Europass;
- Certificados dos graus académicos que possui;
- Uma (1) Carta de Recomendação (preferencialmente).

O candidato poderá ainda adicionar outros elementos que considere relevantes para apreciação da sua candidatura. Os candidatos que não apresentarem os elementos de candidatura considerados obrigatórios, serão excluídos do concurso.

As candidaturas devem ser enviadas no máximo até às 16h00 do dia em que termina o prazo de candidatura, podendo ser enviadas apenas por correio eletrónico com aviso de receção e leitura, sendo o assunto do email "Projeto SIM4SECURITY - Concurso para bolsas".

O envio deverá ser feito para o Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou por correio registado para Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Departamento de Estudos Políticos Avenida de Berna, 26-C / 1069-061 Lisboa, a atenção da Professora Doutora Teresa Rodrigues.

Edital do concurso pode ser consultado aqui.

 

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobranco
RIBEI logobrancofundacaomillenium logobrancoEDP logobranco