Diogo Ramada Curto

11drc foto
user outlineredInvestigador Integrado

web58greySite Pessoal

Historiador, é doutorado em sociologia pela UNL. Investigador do IPRI-NOVA e professor catedrático do Departamento de Estudos Políticos da NOVA FCSH. Foi professor da Cátedra Vasco da Gama em História da Expansão Europeia no Instituto Universitário Europeu (2000-2008) e professor visitante em Yale, Brown, King’s College, EHESS, e na Universitat Autònoma de Barcelona. Orientou ou co-orientou cerca de vinte teses de doutoramento. Autor ou co-editor de trinta livros. Dirigiu a colecção “Memória e Sociedade” na Difel (1988-2005) e co-dirige a “História e Sociedade” nas Edições 70 (2010-) – onde já foram publicados mais de cinquenta livros de história e ciências sociais.

Estudos sobre a Globalização.
História Global e História dos Impérios.
História da Escravatura.
História das Ideias Políticas.
História do Livro e da Leitura.

1. The Good and the Bad Concentration: regedorias in Angola (with Bernardo Cruz), Portuguese Studies Review, Vol. 25, no.1 (2017).

2. Editor, Estudos sobre a Globalização (Lisbon: Edições 70, 2016), pp 540.

3. Co-author (with Bernardo Pinto da Cruz and Teresa Furtado) Políticas Coloniais em Tempo de Revoltas – Angola circa 1961 (Porto: Afrontamento, 2016), pp 324.

4. Review of Tamar Herzog, Frontiers of Possession: Spain and Portugal in Europe and the Americas (Harvard University Press, 2015), Colonial Latin America Review, Vol. 25, no. 3 (2016), pp. 568-571. [online].

5. "Um álbum fotográfico da Diamang”, Mulemba - Revista Angolana de Ciências Sociais, Novembro de 2015, vol. V, no. 10 (November 2015), pp. 111-160.

fct      fcsh      edp      edp      edp      ribei