Elisabetta De Giorgi

12eg foto
user outlineredInvestigadora Integrada

Investigadora da FCT no Instituto Português de Relações Internacionais. Licenciada em Ciência Política pela Universidade de Bolonha. Obteve o grau de Mestre na Universidade de Roma “La Sapienza” e o Doutoramento em Política Comparada e Europeia na Universidade de Siena. Os seus interesses de investigação são os parlamentos, em particular, a oposição parlamentar e o processo legislativo; partidos políticos e o sistema partidário. Autora e co-autora de vários artigos com arbitragem científica em jornais internacionais, capítulos de livros e do livro “L’opposizione parlamentare in Italia. Dall’antiberlusconismo all’antipolitica” (2016). Co-editora de dois números especiais intitulados “Government-opposition dynamics in Southern European countries during the economic crisis” e "The Italian political system in the last twenty years: change, adaptation or unfinished transition?", no Journal of Legislative Studies e no Contemporary Italian Politics, respetivamente. Editora assistente da revista South European Society and Politics.

Política comparada.
Parlamentos, oposição parlamentar e processo legislativo.
Partidos políticos.

1. De Giorgi, E. and Moury, C. (eds.) (2015) Government-opposition in Southern European countries during the economic crisis, Abingdon, Routledge.

2. De Giorgi, E. and Moury, C. (2015) Introduction: Conflict and consensus in Parliament during the economic crisis, The Journal of Legislative Studies, 21(1).

3. De Giorgi, E., Moury, C., Ruivo, J.P. (2015) Incumbents, opposition and international lenders: governing Portugal in times of crisis, The Journal of Legislative Studies, 21(1).

4. De Giorgi, E. and Grimaldi, S. (2015) The Italian political system in the last twenty years: change, adaptation or unfinished transition?, Contemporary Italian Politics, 7(1).

5. De Giorgi, E. and Marangoni, F. (2015) Government laws and the opposition parties’ behaviour in parliament, Acta Politica, 50.

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco