Tiago Fernandes

31tf foto
user outlineredInvestigador Integrado

Professor auxiliar do departamento de estudos políticos da Universidade Nova de Lisboa. Tem um doutoramento em ciências sociais e políticas do Instituto Universitário Europeu, em Florença (2009) e é o autor de Nem Ditadura, nem Revolução, A Ala Liberal e o Marcelismo, 1968-1974 (2006) e Sociedade Civil (2014). Civil Society, Democracy, and Inequality: Cross-Regional Comparisons (1970s-2015), um volume colectivo co-editado com Michael Bernhard e Rui Branco, está em vias de publicação na revista Comparative Politics. É também co-autor de mais dois livros em vias de publicação sobre os padrões, impacto e antecedentes históricos do protesto anti-austeridade nos países da Europa do Sul. De momento está a escrever um livro, provisoriamente intitulado Civil Society, Democracy and Authoritarianism: France, Italy and Spain (1870s-1930s) e a editar outro, Varieties of Democracy in Southern Europe, 1968-2015.

Sociedade Civil.
Movimentos Sociais.
Revoluções.
Democratização.

1. D. della Porta, M. Andretta, T. Fernandes, E. Romanos, M. Vogiatzoglou, Memories and Movements. The Legacy of Democratic Transitions in Contemporary Anti-Austerity Protest, Oxford University Press, 2016 (Submetido).
2. D. della Porta, M. Andretta, T. Fernandes, F. O’Connor, E. Romanos, M. Vogiatzoglou, Late neoliberalism and its discontent: Comparing crises and movements in the European periphery, Palgrave-Macmillan, 2016 (Submetido).
3. Michael Bernhard, Tiago Fernandes, Rui Branco, eds., Civil, Society, Inequality and Democracy: Cross-Regional Comparisons, Comparative Politics (no prelo).
4.“Rethinking Pathways to Democracy: Civil Society in Spain and Portugal, 1960s – 2014”, Democratization, March 2014.
5. Pedro Tavares de Almeida, Tiago Fernandes, Rui Branco, Democratie et Societé Civile en Europe du Sud, Special Issue, Pole Sud, December 2012.

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco