Pedro Ponte e Sousa

17 pps
user outlineredDoutorando

Doutorando em Estudos sobre a Globalização (FCT) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI). A sua tese de doutoramento centra-se na relação entre globalização (e governação global) e política externa na Europa do Sul (Portugal, Espanha, Itália e Grécia). É mestre em História, Relações Internacionais e Cooperação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), com uma dissertação intitulada “A Política Externa Portuguesa: continuidade e ruturas. Análise dos programas de Governo de 1999 ao presente”, e licenciado em Línguas e Relações Internacionais pela mesma instituição.

Política externa portuguesa.
Análise de política externa.
Política externa na Europa do Sul.
Diplomacia.
Globalização e governação global.

1. (forthcoming). “Portugal and global security threats in the post-Cold War era: a brief overview”. Europe as a Global Actor, ISCTE.

2. (forthcoming). "Portugal and peacekeeping: a new foreign policy strategy?". Peacekeeping: Global Perspectives, Challenges and Impacts. New York: Nova Science Publishers.

3. (2017). "The sea as a foreign policy goal? The case of Portugal". Retos presentes y futuros de la política marítima integrada de la Unión Europea. Barcelona: J. M. Bosch Editor, pp. 715-736.

4. (2017). "A diáspora portuguesa como prioridade da política externa de Portugal: entre o discurso e a prática". História – Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, IV Série, vol. 7, pp. 57-78

5. (2017). “Novas ameaças à segurança de Portugal nos Conceitos Estratégicos de Defesa Nacional”. II Seminário IDN Jovem / IDN Cadernos nº 25, Instituto de Defesa Nacional, pp. 77-87.

fct        fcsh        edp

edp        edp        ribei