André Inácio

15aai foto


user outlineredInvestigador Associado

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Contacto
textfile5redCV
web58redSite Pessoal


Doutor em Direito Público, Universidade San Pablo CEU, Madrid, com o tema “Tratamento de Informação Pelas Forças de Segurança”; Licenciado em Direito (FDL), Pós-graduado em “Criminologia” (ULHT) e em “Direito Penal Económico e Europeu” (FDUC), Diploma de Estudios Avanzados em Direito Penal (CEU, Madrid) e Auditor de Defesa Nacional (IDN). Membro Fundador do OSCOT. Investigador do IPRI (atualmente no projeto FCT SIM4Security) e do CEDIS/UN, e Professor convidado nas áreas da Segurança, Criminologia e Direito Penal. Investigador Criminal, PJ (1988-2009) e docente na Escola da PJ, 2005-2009), desempenha funções na Autoridade Nacional de Aviação Civil desde 2009, como Auditor e Formador de Segurança (Security) da Aviação Civil. É ainda formador externo da Agência Nacional de Aviação Civil (Brasil) e da ASAE.

Áreas de Investigação:

Direitos Fundamentais.
Segurança Interna.
Cibersegurança.
Criminologia.
Direito Penal.


Publicações Recentes:

1. Um Novo Paradigma para a Segurança, Texto em coautoria, alusivo à intervenção no Seminário “Segurança Interna no Século XXI”. Proelium, Revista da GNR, revista cientifica, Série VII, nº 14, 2018.

2. Criminalidade Violenta e Delinquência Juvenil, Coletânea “Contextos de Segurança, Análises e Perspetivas” OSCOT e Diário de Bordo Editora, março de 2017.

3. A Longa Marcha – Da Margem Sul do Mediterrâneo à Europa. Revista Segurança e Defesa Nº 133. Junho de 2016.

4. Tecnologias de Informação e Segurança Pública: Um Equilíbrio Instável. CYBER LAW by CIJIC nº1, Revista científica do CIJIC, FDL. Janeiro 2016.

5. Informações de Segurança e Transparência Democrática, o Indispensável Equilíbrio. Revista de investigação Criminal, Ciências Criminais e Forenses, nº 7, junho de 2014.

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco